PUB.

Descoberto mural pintado a fresco datado do séc XVI no concelho de Miranda do Douro

PUB.

Ter, 09/01/2018 - 12:23


Na Capela de Santo Cristo na freguesia de Picote, concelho de Miranda do Douro, foi descoberto um mural de frescos datado do século dezasseis, uma descoberta única do País.

Um fresco com cerca de quatro metros de comprimento e cinco de altura, datado do século dezasseis, foi descoberto na capela de Santo Cristo, depois de o Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da diocese de Bragança-Miranda ter dado início às obras de conservação e restauro do altar mor daquela pequena igreja em Dezembro. Lília Pereira da Silva, directora do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da diocese de Bragança-Miranda descreve o fresco.
"Toda a parede esteira, em toda a sua extensão continha uma pintura mural", refere Lília Pereira da Silva. Esta pintura mural estava tapada por um altar datado do Séc. XIX, inícios do séc. XX.. Um achado muito importante a nível local, mas também a nível nacional, uma vez que é o único no país que retrata a vida de S. João Baptista.

A descoberta deste fresco é de maior importância no panorama do país, para a historiografia e história de arte portuguesa no sentido estético, artístico e histórico como nos conta a directora do centro é um dos únicos painéis a nível dedicado a S. João Baptista. Este painel é muito importante para a historiografia e para a História de Arte Portuguesa" destacou Lídia Pereira da Silva, uma descoberta que enriquece bastante o património deste concelho, a diocese Bragança-Miranda, não só pela técnica a fresco, mas também pelo ciclo iconográfico que representa dedicado a S. João Baptista.
A Rádio Brigantia falou com o presidente da Junta de Freguesia de Picote, Jorge Lourenço, que refere que esta descoberta é uma mais-valia para a Freguesia.
“Esta descoberta é uma mais-valia para a Freguesia, e é a confirmação na importância nestes achados, em termos patrimoniais da vasta ocupação humana".
As obras de intervenção estão a cargo do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da diocese de Bragança-Miranda, com o apoio da Junta de Freguesia de Picote e a Comissão Fabriqueira.
As obras de restauro e conservação estarão concluídas no final de Janeiro, altura que o público poderá contemplar esta descoberta única no país.