PUB.

Deputados do PSD por Bragança querem ver reabertos serviços de saúde no sul do distrito

PUB.

Qua, 20/02/2008 - 08:24


Os deputados do PSD por Bragança solicitaram à Ministra da Saúde a reabertura nocturna dos Serviços de Atendimento Permanente dos concelhos do sul do distrito, bem como da maternidade de Mirandela. Adão Silva e Olímpia Candeias escreveram à ministra na sequência do parto ocorrido numa ambulância dos bombeiros de Carrazeda de Ansiães, dia sete deste mês, a caminho da maternidade de Vila Real.

Segundo Olímpia Candeias, as políticas do Ministério da Saúde para o interior do país prejudicam claramente as populações, pelo que aproveitaram a mudança da titular da pasta para exigir a reabertura de serviços.

 

Um deles é a maternidade de Mirandela. A parlamentar acredita que se estivesse a funcionar, a parturiente de Carrazeda não teria dado à luz numa ambulância, pois tardaria metade do tempo a chegar à sala de partos.

 

Por outro lado, a falta deste serviço fez diminuir os partos no distrito de Bragança, o que segundo Olímpia Candeias poderá ser mau prenúncio para a maternidade de Bragança. “O nosso receio é também esse, que nessa politica desenfreada de encerrar e de apenas contabilizar números esquecendo as pessoas, o governo amanhã venha dizer que nem a maternidade de Bragança tem condições e por esta via encerramos o país todo no interior", alerta a deputada.

 

Para além de maternidade de Mirandela, os deputados querem ver reabertos durante a noite os SAP de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Flor, pois consideram que são os concelhos que pior ficaram com a reforma na saúde. “ Que haja condições para que as pessoas se sintam minimamente protegidas, porque o sul do distrito de Bragança não pode ficar sem um suporte mais próximo e nesse sentido parece-me que os SAP são a melhor  condição para as pessoas se sentirem apoiadas num primeiro momento", apela Olímpia Candeias.

 

Os deputados do PSD de Bragança pedem à nova ministra da Saúde para reabrir durante a noite os SAP do sul do distrito.