Delfim Gomes ordenado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga na Catedral de Bragança

PUB.

Seg, 05/12/2022 - 08:58


A ordenação episcopal do padre da Diocese Bragança-Miranda aconteceu na Catedral de Bragança

Dom Delfim saudou e abençoou todos os presentes, confessando que pensava continuar o seu caminho na diocese, mas diz receber este ministério de Bispo de braços abertos.

“Estimados amigos, aqui cresci. Convosco pensava prosseguir este caminho, nesta nossa diocese, era o espectável, mas os desígnios do senhor são insondáveis. De braços abertos para agradecer o louvar, de coração cheio para servir e testemunhar- O Senhor deu-me esta missão, esta cruz, agora espero que me ajude a levá-la”, disse.

Dom Delfim terminou a sua saudação agradecendo, visivelmente emocionado.

“Agradeço a todos e a cada um de vós por todo o carinho, que eu não merecia. Confio-me à Virgem, mãe de Jesus e nossa mãe, Senhora das Graças, padroeira de Bragança, Senhora da Assunção”.

Estiveram presentes o Núncio Apostólico Dom Ivo Scapolo, representante do Papa Francisco, o Cardeal Dom Manuel Clemente e o Cardeal Dom António Marto, o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom José Ornelas.

Dom José Cordeiro, Arcebispo da Arquidiocese de Braga, presidiu à cerimónia como Bispo Ordenante Principal. Estiveram ainda presentes dezenas de outros bispos e centenas de párocos.

Dom Delfim Gomes nasceu em 1962 na cidade de Bragança. Era Pároco em Vila Flor desde 1992 e Reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção. Segue agora para a Arquidiocese de Braga.

A Catedral de Bragança recebeu a ordenação de dois bispos em pouco mais de uma década, mas, desde a saída de Dom José Cordeiro, a Diocese de Bragança Miranda continua sem Bispo titular.

Escrito por Brigantia