PUB.

Décima Gala Nordeste Desporto celebrou mérito desportivo e inclusão em Mogadouro

PUB.

Seg, 15/12/2025 - 09:09


Mogadouro acolheu a décima Gala Nordeste Desporto, uma iniciativa do grupo PressNordeste, que voltou a distinguir atletas e clubes da região, numa edição histórica marcada pela estreia da atribuição de prémios ao desporto adaptado, reconhecendo o esforço, a superação e a inclusão através da prática desportiva

Mogadouro acolheu, no sábado, a décima edição da Gala Nordeste Desporto, uma iniciativa do grupo PressNordeste, que integra a Rádio Brigantia e o Jornal Nordeste, e que, anualmente, distingue atletas e clubes que mais se destacaram ao longo do ano.

Na gala foram ainda homenageadas cinco figuras mogadourenses, entre elas Sérgio Venâncio, distinguido pelo percurso no tiro ao prato. O bicampeão nacional de Trap, destacou que receber o prémio em casa teve um significado especial. “Estou, de facto, muito emocionado, estou quase sem palavras. Sempre foi um objetivo de criança estar num palco como este. Já ganhei outros prémios importantes, mas este é especial porque o recebo na minha terra, junto da família e dos amigos”.

Rui Muga é uma das maiores referências do atletismo do Nordeste Transmontano. Representou Portugal em várias competições internacionais e soma inúmeros títulos distritais e nacionais. Ser homenageado na terra natal teve um sabor especial. “Já fui várias vezes homenageado. É a primeira vez que sou em Mogadouro e é diferente. A paixão que tenho pelo atletismo faz com que continue a treinar com a mesma ambição e dedicação e sonhar que ainda posso dar mais ao atletismo”.

Maria Orlete Mendes, atleta de marcha atlética, também foi homenageada. Começou o percurso aos 50 anos e já recebeu vários prémios nacionais e internacionais, mas este foi emocionante. “Este prémio é especial porque é recebido na minha terra e eu tenho um carinho muito especial pela minha terra”.

João Aragão, jovem futebolista, campeão europeu e mundial de sub-17 pela Seleção Nacional, e Mário Freitas, capitão da AD Fundão e internacional português de futsal, também foram homenageados.

António Pimentel, presidente da câmara de Mogadouro, considera que a aposta do município no desporto ajuda a tornar atletas em campeões. “Fazemos um esforço enorme, sob o ponto de vista financeiro, através de professores para as AEC’s, também disponibilizando condições, quer a nível de campo de futebol, pista de tartan, ginásio e piscinas, todo um conjunto de equipamentos que ficam extraordinariamente dispendiosos, tanto em manutenção como em funcionamento. Mas, na minha perspetiva, é um investimento que deve ser feito e melhorado. É com este trabalho que, depois, aparecem os campeões”.

Pela primeira vez, a Gala Nordeste Desporto atribuiu prémios ao desporto adaptado. Uma homenagem merecida a quem, com coragem, determinação e superação, mostra que o desporto é para todos.

Sérgio Afonso, técnico superior de desporto do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, que há muito se tem empenhado em ajudar a dinamizar e engrandecer o desporto adaptado na região, diz que este reconhecimento era há muito devido. “Finalmente é reconhecido o esforço que estas pessoas fazem, diariamente, para serem incluídas na sociedade através do desporto. Quanto mais pessoas virem este esforço mais os nossos atletas vão ficar motivados e mais nós, técnicos, teremos força para sermos promotores de iniciativas, para conseguirmos divulgar, além de Trás-os-Montes, os nossos talentos”

Rui Mouta, diretor-geral do grupo PressNordeste, admitiu que é um orgulho e uma missão premiar os atletas e clubes da região. “Estamos a falar de atletas amadores, na sua essência, que sacrificam muito daquilo que é a sua vida diária. São sacrifícios enormes para depois serem premiados com uma vitória ou um segundo lugar, que já é muito importante para eles. Premiarmos estes atletas é um orgulho enorme e penso que para eles também deverá significar orgulho este prémio”.

A décima Gala Nordeste Desporto ficou marcada pela celebração do mérito desportivo, mas também por uma mensagem clara de inclusão.

Escrito por Brigantia

 

Jornalista: 
Carina Alves