Criminalidade em Bragança registou uma diminuição de 6% em 2024 e é dos distritos mais seguros de Portugal

PUB.

Qui, 03/04/2025 - 09:05


Os dados são do Relatório Anual de Segurança Interna, que revela ainda que, na última década, os crimes participados ao Comando Distrital diminuíram quase 25%

No ano passado, a criminalidade registada pela PSP no distrito de Bragança diminuiu 6%, face a 2023. Os dados são do Relatório Anual de Segurança Interna, que revela ainda que, na última década, os crimes participados ao Comando Distrital diminuíram quase 25%. Comparativamente ao resto do país, Bragança é dos distritos mais seguros do país. O comandante, Rocha e Silva, salienta que é resultado das ações que têm vindo a desenvolver, com a sinalização de locais mais problemáticos.

“Estamos a falar de um distrito com uma baixa taxa de criminalidade e, portanto, se temos conhecimento de alguns focos ou de algumas zonas que possam ser consideradas mais sensíveis, a determinado tipo de ações criminosas, aí sim estamos a tentar direcionar o nosso policiamento para essas zonas e, consequentemente, junto das comunidades, até no sentido de haver aqui alguma ação sensibilizadora”, disse.

O relatório revela ainda que os crimes mais participados na região são, ofensas à integridade física e violência doméstica. Ainda assim, há uma diminuição de participações em cada um dos tipos de crime. Rocha e Silva considera que a diminuição de participações revela que a população está sensibilizada para esta problemática da violência doméstica.

“A minha perceção deste comando de Bragança, em pouco tempo que eu cá estou, é que efetivamente tem havido uma ação muito positiva por parte dos agentes ou dos polícias que estão diretamente envolvidos com este tipo de crimes e efetivamente algum apoio do ponto de vista social que vem complementar todas as medidas de acompanhamento destes crimes e obviamente das pessoas que são alvo”, referiu.

Em 2024, também nas burlas se verificou uma diminuição de 70% face ao ano anterior. Por outro lado, houve um aumento de quase 6% nos crimes de ameaça e coação. Ainda assim, o comandante da PSP de Bragança, há dois meses nas funções, sublinha que houve uma “expressiva redução da delinquência”.

“Quero sempre que estes números sejam sempre positivos ano após ano. Este esforço de contínua redução dos índices de criminalidade tem que representar um resultado de um trabalho de muita gente dos quais destaco os meus polícias, as instituições da sociedade civil e os próprios cidadãos que, cada vez mais, estão conscientes do seu papel muito mais interventivo em termos de cidadania e exercício dos seus direitos”, rematou

Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna, em 2024 foram registadas 1 012 ocorrências em Bragança e 593 em Mirandela, nos dois municípios de ação da PSP no distrito.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Ângela Pais