PUB.

Corane quer Parque natural de Montesinho em mapa europeu de turismo

PUB.

Qua, 16/04/2008 - 08:25


Os concelhos de Bragança, Vinhais e Vimioso poderão vir a ser territórios inseridos num mapa europeu de turismo de excelência. Foi esta a vontade revelada pelo presidente da Corane, a Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, no 2º Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável.

No primeiro fórum caracterizou-se o território, no segundo que decorreu ontem estudaram-se medidas para concretizar um projecto que possa ser candidatado à Carta europeia de Turismo Sustentável. Américo Pereira salienta que este encontro tem como objectivo encontrar e debater propostas para a concretização de um futuro projecto, para que possa ser criada uma região de turismo de excelência a nível europeu. “Os territórios serão incluídos num mapa europeu de excelência no que diz respeito ao turismo, haverá um terceiro fórum de conclusões em que os fruto sserão mais visíveis, neste vamos apresentar apenas as medidas de caracterização deste território”, esclarece o dirigente da Corane.  O presidente da Corane diz ainda que depois de aprovado na Carta Europeia de Turismo Sustentável o projecto poderá ser candidatado ao QREN. “Se nós conseguirmos caracterizar este território e que esta instituição europeia o certifique como território de excelência em termos turísticos naturalmente que estão abertas as portas para junto do QREN apresentar uma série de projectos”, conclui. 

Uma reunião de trabalho que teve como objectivo o estudo de uma candidatura, que tem em vista a inserção do Parque Natural de Montesinho no mapa europeu de turismo sustentável.