Confraria da castanha anunciada na Castmonte

PUB.

Sex, 30/10/2009 - 18:56


Vai ser criada a confraria da castanha do concelho de Valpaços. Esta uma das novidades que será apresentada na 13ªedição da Castmonte 2009 (Feira da Castanha), que decorre nos dias 6,7 e 8 de Novembro, em Carrazedo de Montenegro.

Este ano, a Feira da Castanha contará ainda com o primeiro Salão de Vinhos.

Novidades avançadas pelo autarca de Valpaços, Francisco Tavares.

“Vamos ter também o salão do vinho de Trás-os-Montes”, com dez expositores. Ao todo serão entre 50 a 60.

Este ano, há mais castanha e de melhor qualidade, o que anuncia um ano de excelência para os produtores que, tendo em conta números do ano anterior, deverão ultrapassar as 60 toneladas de castanha, traduzindo-se em alguns milhões de euros que ficarão no concelho.

“Este ano é um produto rentável. Este ano estão a pagar bem ao produtor. A produção rondará os oito milhões de quilos, o que dará 15 milhões de euros de produção de castanha. Queremos aproveitar este certame para promover este produto.”

Mas, apesar do escoamento total da castanha para mercados nacionais e internacionais, Alípio Barreira, presidente da Junta de freguesia de Carrazedo de Montenegro, considera que existe ainda um grande leque de oportunidades de mercado ligadas ao fruto do castanheiro que poderiam ser aproveitadas, nomeadamente a farinha de castanha.

“O que é lamentável, e venho a lançar esse desafio há 5 anos, que haja interesse de algumas pessoas para transformar parte da castanha. É lamentável termos de ir a França as farinhas, porque somos um produtor muito maior de castanha.”

Uma das atractividades da Castmonte passa pela confecção de um bolo de castanha com mais de 600 kg. Na Castmonte 2009 são esperados cerca de 20 mil visitantes, que poderão comprar castanhas de qualidade a cerca de 3 euros o quilo.

Escrito por CIR