PUB.

Comando Móvel chega à Protecção Civil de Bragança

PUB.

Qui, 08/05/2008 - 08:15


O distrito de Bragança tem um novo meio de combate a incêndios. Trata-se de uma viatura de comando móvel e que foi apresentada ontem na cerimónia luso-espanhola de cooperação transfronteiriça em matéria de Protecção Civil. Uma espécie de camião polivalente que vai servir como um posto de comando no teatro de operações.

O Governador Civil de Bragança não tem dúvidas de que é um veículo importante para o distrito. “Quando tínhamos incêndios ou outro tipo de catástrofes que exigia um posto de comando estávamos muito limitados” e lembra o caso do acidente na linha do Tua onde “trabalhamos em condições adversas pois não tínhamos espaço nem comunicações”. Esta viatura que agora chegou à Protecção Civil de Bragança funcionará “todo o sistema de comando e de montagem de estratégia” acrescenta Jorge Gomes.

O Secretário de Estado da Protecção Civil garante que este ano o país está reforçado com os meios necessários para o combate aos incêndios. “Temos o maior número de meios aéreos, o maior efectivo, de viaturas, colunas de reforço nacional e equipas de incêndios em várias corporações” refere José Miguel Medeiros.

Para a sub-delegada do governo espanhol em Zamora a cooperação com Portugal é essencial no que diz respeito aos incêndios florestais através de “troca de comunicações ou mapas”. Josefa Chicote entende que estas relações devem ser mantidas “para minimizar os desastres relacionados com os incêndios”.

Este ano o distrito de Bragança dispõe de 400 Homens, 100 viaturas e dois helicópteros que vão actuar pela primeira vez com os GIPS (Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro) da GNR no combate aos incêndios.