CNA quer revitalizar conselhos consultivos

PUB.

Qua, 27/01/2010 - 09:18


Revitalizar os conselhos consultivos da Direcção Regional Agrária. É um desejo que a Confederação Nacional de Agricultores já fez chegar ao ministro da Agricultura, António Serrano, mas sobre o qual não obteve resposta.  

Armando Carvalho, dirigente da CNA, garante que seria uma mais-valia para os agricultores transmontanos, porque os conselhos consultivos podiam ajudar a acabar com alguma burocracia.

“Pensamos que é um instrumento importante para o bom funcionamento do ministério pois era importante que os técnicos tivessem a percepção da agricultura familiar” refere, acrescentando que “este seria um espaço de debate, de análise e de procura de soluções para os problemas”.

 

Armando Carvalho entende que as vantagens não se esgotam no combate à burocracia. “Se estivesse a funcionar evitaria muitos estrangulamentos e burocracias bem como poderia fazer uma análise critica para repor dinâmicas que têm faltado nos últimos tempos”, considera.

Estes conselhos consultivos foram criados na década de 1990 mas Armando Carvalho diz que o anterior ministro da agricultura esvaziou as suas funções, apesar de estarem consagrados na lei orgânica do ministério.

 

O dirigente da CNA diz que isso aconteceu com uma intenção clara, porque “não deixa de ter um tom crítico quando ele é necessário relativamente ao funcionamento, à linha de orientação e às políticas nacionais”.

 

Apesar de o ministro da Agricultura não se ter pronunciado sobre esta matéria na recente reunião, em Mirandela, com várias associações locais de agricultores, a CNA garante que vai continuar a lutar pela reactivação dos conselhos consultivos da Direcção Regional Agrária.

Escrito por Brigantia