Clubes passam a ter acesso a exames médico desportivos a custo reduzido

PUB.

Qui, 11/08/2016 - 09:01


A A.F.Bragança vai optimizar os custos e o tempo da realização dos exames médico desportivos dos clubes filiados. Para isso conta agora com Nuno Pais, médico interno de ortopedia, pós-graduado em medicina desportiva, com quem estabeleceu um protocolo de cooperação. 

Esta parceria, segundo o médico, permite aos clubes e aos atletas realizarem os habituais exames médico desportivos de forma mais cómoda e a um preço muito competitivo.
“Este protocolo pretende fazer chegar o exame médico desportivo completo aos clubes, apresentando-lhes algumas condições que permitam o acesso ao exame de uma forma mais simplesl. O distrito é muito grande e nós temos condições para realizar o exame nas instalações do clube, o que seria uma grande vantagem para os clubes e atletas em questões de tempo e optimização de recursos. Nós deslocamo-nos aos clubes, levamos os nossos equipamentos, realizando um electrocardiograma (ECG) no momento do exame médico, completando assim o exame clínico”, refere o jovem médico.
Os exames médico desportivos são obrigatórios e realizados anualmente. Estes têm como principal objectivo identificar alterações ou patologias pré-existentes, avaliando o risco de participação do atleta no desporto "numa perspectiva de prevenção e tratamento de lesões".
António Ramos, presidente da A.F.Bragança, considera a parceria estabelecida com o médico Nuno Pais “importante para o desenvolvimento desportivo dos atletas, sobretudo das equipas de formação”.  
Para a próxima semana estão marcadas duas sessões de esclarecimento, em Bragança e Mirandela, com os clubes filiados da A.F.Bragança sobre os exames médico desportivos e o protocolo de cooperação com o doutor Nuno Pais.
A A.F.Bragança vai ainda promover acções de formação de suporte básico de vida em contexto desportivo junto dos dirigentes, treinadores, atletas e pais.

Jornalista: 
Susana Madureira