PUB.

CIM-TTM com um milhão de euros para plano de combate ao vírus

PUB.

Qua, 01/04/2020 - 16:02


A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes vai disponibilizar cerca de um milhão de euros para implementar um plano de combate à Covid-19

Inicialmente a iniciativa vai concentrar-se na realização de testes no território, que serão adquiridos pela CIM. A prioridade serão os lares de idosos, complementando o programa de testes a utentes e funcionários destas instituições que o Governo está a desenvolver, como avança Artur Nunes, presidente da CIM-TTM. “Os lares, efectivamente, são a nossa prioridade, e é nesse sentido que quisemos reforçar esta intenção para que as pessoas percebam que estamos preocupados e a construir soluções do ponto de vista local e até nacional. Esperemos ter resultados e testar a população, fazendo o maior número de testes em todos os concelhos”.

Segundo o representante da CIM, a ULS Nordeste já começou os testes em lares da região. “O Governo iniciou ontem, através da ULS, em centros de saúde, a visita aos lares. Começaram em Avelanoso, em Vimioso, hoje estão em Torre de Moncorvo e depois estarão em Mirandela. Há um cronograma específico para todos os lares. Nós estaremos aqui para complementar, caso tenha que haver uma segunda intervenção. Nós estaremos disponíveis para financiar esses mesmos testes para os nossos lares”.

Para além do investimento em testes, a Comunidade Intermunicipal também vai adquirir máscaras para a área dos nove concelhos para distribuir a algumas instituições. “Estamos aqui com uma série de investimento nesta matéria para poder distribuir e apoiar aos profissionais de saúde, centros de saúde e hospitais e os bombeiros. Há, de facto, uma preocupação em construir soluções. É este trabalho conjunto que pode dar frutos e pedimos às populações que também façam o seu trabalho: que fiquem em casa”.

Para além da aquisição dos testes, o plano de acção da CIM passará pela definição de locais para acolhimento das pessoas, reforço do projecto da bolsa de voluntários e possível recrutamento de profissionais com formação específica na área.

A CIM das Terras de Trás-os-Montes identificou ainda a necessidade de criar um Centro de Diagnóstico no território. No distrito existe apenas um Centro Móvel de recolha, situado em Macedo de Cavaleiros, que os autarcas dizem ser insuficiente.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro