Ciclismo: Vítor Carvalho ia só participar e terminou como vice-campeão nacional de paraciclismo

PUB.

Seg, 24/08/2020 - 10:43


O incentivo dos amigos e a vontade de participar numa prova profissional valeram a Vítor Carvalho o título de vice-campeão nacional de paraciclismo nos Campeonatos Nacionais de Estrada, realizados nos dias 14, 15 e 16 de Agosto, em Paredes.

O ciclista natural de Bragança, de 43 anos, conseguiu o segundo lugar no pódio a competir com atletas já com uma vasta experiência.

Vítor Carvalho confessa que não contava com este resultado e que o objectivo inicial era apenas participar. “Fui mesmo na desportiva, só para participar. Todos os que estavam em prova já são atletas praticamente profissionais e já participaram em Jogos Olímpicos”.

O ciclista diz mesmo que com a situação da pandemia e a possibilidade de os campeonatos não se realizarem acabou por descurar da preparação. “Confesso que não me prepararei bem. Inicialmente, eu fiquei bastante motivado mas com a situação da Covid-19 o José Marques, o seleccionador nacional, disse-me que não ia haver campeonato. Depois, 15 dias antes da prova o Cândido Barbosa, que organizou o nacional, disse que afinal ia realizar-se a prova e acabei por me inscrever”.

O título de vice-campeão nacional de paraciclismo dá a Vítor Carvalho a possibilidade de integrar a selecção nacional que vai participar no Campeonato do Mundo de Paraciclismo, no próximo ano, em Cascais, entre 9 e 13 de Junho. “É uma possibilidade e vou treinar de outra forma para representar o meu país. A responsabilidade é acrescida e não vou só para participar. Vão estar em prova os melhores do mundo”.

Vítor Carvalho é vice-campeão nacional de paraciclismo e na preparação para os nacionais de estrada contou com a ajuda dos antigos ciclistas e amigos Paulo Vilela, César Quitério, João Cabreira e Cândido Barbosa.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira