Certame económico quer ser eco sustentável

PUB.

Qui, 14/04/2011 - 10:28


A Feira de São Pedro, de Macedo de Cavaleiros, vai ser o primeiro eco evento da zona do Eixo Atlântico.

A ideia parte da autarquia, em cooperação com a Eixoecologia, Agência de Ecologia Urbana do Eixo Atlântico, de forma a adoptar a norma de referência internacional na gestão da sustentabilidade em eventos.

 Para isso vão ser implementadas já este ano acções de sensibilização de protecção ambiental.

“Este ano a feira vai dar passos para ser um eco evento sustentável” refere vereador do ambiente da câmara de Macedo de Cavaleiros, acrescentando que as medidas a implementar “consistem numa série de acções de sensibilização desde expositores até aos visitantes para a necessidade da reciclagem, medidas compensatórias para os gastos energéticos”.

 Carlos Barroso refere que a “crise ambiental” é problema que pode ser superior à “crise económica”.

Uma das ideias que está em cima da mesa é encontrar uma alternativa aos copos de plástico. “A ideia é existir uma alternativa que pode ser uma jarra de barro” afirma. “São uma série de acções que irão sensibilizar o público para a problemática dos recursos ambientais que devemos preservar” salienta.

 A recolha selectiva de lixo será uma realidade já este ano no certame que decorre de 25 de Junho a 2 de Julho, contando para isso com um forte envolvimento da autarquia e da Associação Comercial.

O objectivo é que até 2013 este seja um certame 100% sustentável.

 

“A recolha selectiva de lixo é garantido que vai haver com a colocação de ecopontos” adianta. “Este ano vai ser o arranque mas esperamos que a sustentabilidade seja atingida dentro de dois ou três anos”.

 

A Agência de Ecologia Urbana do Eixo Atlântico foi criada em 2009 e tem sede em Vila Real e Santiago de Compostela.

 

Baseia-se numa norma de sustentabilidade que actualmente é referência em conferências das Nações Unidas e festivais internacionais.

Escrito por CIR