Centro de Educação Especial vai alargar apoio

PUB.

Ter, 16/07/2013 - 10:16


 Foi assinado ontem o acordo de gestão do Centro de Educação Especial (CEE) de Bragança.

O acordo prevê a transferência da gestão do equipamento para a Santa Casa da Misericórdia de Bragança durante os próximos 20 anos.
Até agora aquela resposta social na área da deficiência era tutelada pelo Centro Distrital de Segurança Social.
O secretário de estado da solidariedade e da segurança social esteve presente nesta cerimónia acredita que os utentes vão ficar melhor servidos.
“Este equipamento será integrado numa rede de equipamentos que a Misericórdia já dispõe podendo colocar ao serviço dos utentes e das famílias um conjunto de outras respostas que agora nós não conseguimos sozinhos”, refere Marco António Costa, acrescentando que desta forma “vai ser muito mais favorável para os utentes pois tenho a certeza que daqui a um ano faremos uma avaliação altamente positiva”.
A partir de Setembro o equipamento vai funcionar todos os dias, ao contrário do que acontecia até agora.
Além disso, o Provedor da Santa Casa salienta que as famílias dos utentes também podem vir a ser apoiadas.
“Não vai fechar à sexta-feira nem no mês de Agosto, vai funcionar os 365 dias por ano”, adianta Eleutério Alves. “Nós vamos fazer mais pelos utentes e pelas famílias, pois vamos acompanhá-las porque precisam de algum ajuda ao nível de fisioterapia, integração nos lares ou até apoio domiciliário”.
No Centro de Educação Especial poderão vir a ser criados cerca de 80 postos de trabalho. “A misericórdia vai ficar com cerca de 20 trabalhadores que estão afectos ao equipamento, mas o quadro de pessoal contempla cerca de 80”, afirma Eleutério Alves.
O Centro de Educação Especial (CEE) de Bragança acolhe 68 utentes em lar residencial e 90 no Centro de Actividades Ocupacionais.

Escrito por Brigantia