Carlos Santos critica falta de formação para treinar os mais novos

PUB.

Sex, 14/09/2012 - 10:58


Não há técnicos especializados em futsal na formação de atletas. Quem o afirma é Carlos Santos da Escola de Futsal Arnaldo Pereira. O dirigente, que já presidiu o departamento de futsal da A.F.B, antes a funcionar em Moncorvo, considera que há poucos clubes que ensinam de forma correcta as crianças a jogar futsal.

“Isto é uma crítica mas tem que ser dito. A maioria das pessoas que estão entregues á camadas jovens não estão preparados para ensinar os miúdos a jogar futsal. Falta formação. Conheço várias pessoas que tiraram o nível 1 e 2 de treinadores e não estão a treinar, mete-me confusão. Depois vejo miúdos a jogar futsal que não têm quem lhes ensine, não vejo trabalho. Num caso ou outro há trabalho, neste caso da Escola Arnaldo Pereira há trabalho”.

Para Carlos Santos os clubes preocupam-se demasiado “com os resultados” e esquecem-se da formação.

Carlos Santos dá ainda o exemplo do futsal feminino que no distrito de Bragança tem apenas quatro equipas a competir. O dirigente considera que nesta categoria seria importante competir com equipas de outros distritos:

“Não há formação e há poucas equipas. Depois, as associações fecham-se muito nas suas conchas e não conseguem planear uma competição com outras associações que há à volta. Claro que um campeonato com quatro equipas não proporciona grande aprendizagem. Mas há uns anos de termos equipas como o Roios e o Macedense que tinham miúdas que sabiam jogar futsal”.

Carlos Santos esteve 20 anos ligado á A.F.B através do futsal. Esta temporada, o gosto pela modalidade levou-o a aceitar o convite para ingressar na Escola Arnaldo Pereira.

Escrito por Brigantia