Câmara de Macedo acusa ICNB de condicionar construção de hotéis no Azibo

PUB.

Qui, 08/07/2010 - 10:03


A Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, está a ser procurada para a construção de “Ecoresorts”, mas para a continuação dos projectos falta um parecer do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB). O presidente da câmara de Macedo, refere que o Instituto está a impedir o desenvolvimento daquela zona e lembra que os turistas que procuram estas unidades, fazem-no pela qualidade do ambiente em que estão inseridas.  

“Estamos a aguardar da parte do ICNB uma clarificação da abordagem que está a dar à Paisagem Protegida do Azibo” refere o autarca. “Não tem corrido bem porque há um entendimento por parte do instituto, que consideramos incorrecto, em relação ao que deveria ser a envolvente da albufeira” acrescenta. “Isso é um obstáculo à concretização de projectos de valorização da componente ambiental pois os utentes desse tipo de equipamentos são pessoas que vêm pela qualidade do ambiente e da paisagem” salienta.

Beraldino Pinto entende que possa haver inconvenientes, mas adianta que deve ser encontrado um consenso.

 

“Não podemos entender que não haja a possibilidade de concretizar esses investimentos” considera. “Há-de haver inconvenientes e melhores soluções e um ponto de encontro para conseguir concretizar esses empreendimentos” afirma.   

 

Dependente de um parecer do ICNB está também o Ecocampo de Golfe do Azibo. “O campo de golfe está em fase de pareceres do ICNB para a concretização, mas ele há-de ir avante logo que possível pois são processos morosos” salienta.

 

O ICNB a não dar andamento à possibilidade de construção de Ecoresorts na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.

Contactamos o ICNB, mas até ao momento não tivemos qualquer resposta.

Escrito por CIR