Câmara de Bragança cedeu teatro municipal às escolas da cidade para Mostra de Teatro

PUB.

Qua, 06/04/2011 - 11:19


  A câmara de Bragança vai ceder a utilização do teatro municipal às escolas para a oitava mostra de teatro escolar da cidade.

Os protocolos de cedência do espaço e da receita de bilheteira foram assinados ontem.

Teresa Sá Pires, directora do Agrupamento Abade de Baçal, diz que é uma ajuda importante às escolas.

“A autarquia cede-nos gratuitamente a utilização do teatro municipal e a verba que se faz nesses dias reverte a favor das escolas. É uma ajuda para os clubes de teatro de cada escola”, diz.

Com este acordo, as seis escolas participantes na mostra arrecadam cerca de 900 euros, que será depois investido nos respectivos grupos de teatro para a construção de cenários, adereço e vestuário.

Jorge Nunes, o presidente da câmara de Bragança, garante que este é um apoio importante, apesar de pouco expressivo para as contas do município.

“O apoio do município não é irrelevante, desde logo pelo espaço. São sempre mais de duas centenas de jovens que entram naqueles camarins e ficam com o imaginário a funcionar. É bom para os jovens. Por outro lado a receita que é disponibilizada é um pequeno contributo mas necessário para ajudar na organização da gala. Temos de assegurar a participação de alunos, pais, professores, nesta actividade que leva ao teatro mais de três mil pessoas no espaço de um mês.”

Mas devido aos cortes que tem havido nas transferências do Estado para as autarquias, Jorge Nunes deixa um aviso.

“Tem que haver, não digo mais rigor, porque rigor já havia, mas o movimento associativo tem de contar com um envelope mais pequeno.”

 

A oitava mostra de teatro escolar da cidade de Bragança decorre entre 1 e 7 de Maio.

Ontem foi ainda assinado um protocolo com a Real Tuna Universitária de Bragança, para a realização da 13.ª edição do Festival Internacional de Tunas, o FITAB.

Escrito por Brigantia