PUB.

Bryan Alaphilippe venceu em Bragança

PUB.

Ter, 08/08/2017 - 09:06


A terceira etapa da 79ª Volta a Portugal terminou, ontem, em Bragança com a vitória do ciclista Bryan Alaphilippe (Armée de Terre), depois de um percurso de 162,7 km que começou em Figueira de Castelo Rodrigo.

O francês, de 21 anos, venceu, pela primeira vez uma etapa e na chegada à Bragança reforçou o objectivo da equipa.
“Estou muito contente, é a segunda vitória em etapas da equipa. Não estamos cá para a classificação geral, mas sim para ganhar etapas. Vim cá para tentar ganhar uma etapa e hoje sabia que era a minha última oportunidade”, disse o vencedor.
Quanto a Raúl Alarcón manteve a camisola amarela. O ciclista espanhol da W52-F.C. Porto terminou com o mesmo tempo de Alaphilippe, integrado no pelotão.
Já João Matias (LA Alumínios-Metalusa/Blackjack) vestiu a camisola azul depois de ter somado pontos nas contagens de montanha de 3ª categoria, passando a liderar o Prémio de Montanha. Esta é a primeira volta do ciclista português.
A Volta a Portugal continua a atrair milhares de pessoas aos locais de chegada e partida e é um motor de divulgação e promoção dos territórios.
Hernâni Dias, presidente do município de Bragança, diz ser, por isso, uma aposta ganha.
“Para nós representa muito sob o ponto de vista da promoção do território, do turismo e do ponto de vista económico. Toda esta logística que está associada ao evento coloca Bragança no mapa do desporto nacional”.
O grande ausente da edição deste ano é Ricardo Vilela. O ciclista, natural de Bragança, da Manzana Postobon prepara-se para a Volta a Espanha, que começa no dia 19 de Agosto.
Hernâni Dias faz votos que Vilela regressa à prova nacional em 2018 e a vencer. “Perguntaram-me no final desta etapa o que gostaria que acontecesse em 2018. Disse que gostava que ganhasse o Ricardo”.
Uma vontade que deixa a antever o regresso da volta à cidade brigantina em 2018.
Hoje a Volta a Portugal parte de Macedo de Cavaleiros, às 13h10. A quarta etapa tem 152,7 km e termina no alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto.

Jornalista: 
Susana Madureira