PUB.

Brigantinos recordam estreia de Pizzi no plantel principal do GDB na época 2006/2007

PUB.

Ter, 21/02/2017 - 12:03


Pizzi, jogador do S.L. Benfica, natural de Bragança, recebeu, ontem, do Município de Bragança a Medalha de Mérito Municipal. O brigantino construiu um percurso no futebol a pulso, fruto de muita dedicação à modalidade. Tudo começou nas camadas jovens do Mãe d´Água passando depois para o GDB.

Tinha 17 anos quando se estreou no plantel sénior do Bragança. Foi na época 2006/2007 e era Lopes da Silva o treinador, que não teve receio de apostar naquele que viria a ser o menino de ouro do GDB.
Beto Antas, o primeiro treinador de Pizzi, nunca duvidou das capacidades do jogador mas refere que “superou as expectativas”.
Em 2006/2007 militava GDB na antiga 2ª Divisão, um campeonato que não correu bem. No entanto, na Taça de Portugal os brigantinos só foram travados nos quartos-de-final pelo Belenenses.
Nesse jogo Pizzi jogou e Marco Mobil, antigo médio do GDB, recorda “um miúdo com um talento enorme para o futebol”.
E Ximena, guarda-redes do GDB, também fez parte da equipa que apadrinhou a estreia de Pizzi nos seniores.
“Um miúdo humilde, com um enorme talento e sempre disponível para ouvir os mais velhos”, refere Ximena.
Para Rui Borges, jogador do S.C. Mirandela que partilhou o balneário com Pizzi na época 2006/2007, é “um exemplo a seguir pelos mais novos”.
Até ingressar no Benfica, Pizzi passou pelo SC Braga, Ribeirão, Covilhã, Paços de Ferreira, Atlético de Madrid, Deportivo da Corunha e Espanyol.
Na Selecção Nacional estreou-se em 2012 num particular frente ao Gabão. Em 2013 alinhou num jogo de preparação com a Holanda e em 2015 foi chamado para os amigáveis com a Itália e Cabo Verde.
Já em Outubro do ano passado Pizzi foi convocado para a jornada dupla de qualificação para o Mundial 2018, frente a Andorra e Ilhas Faroé.

 

Jornalista: 
Susana Madureira