Ter, 13/05/2025 - 19:12
No voleibol feminino, a jovem jogadora Filipa Pires, de 19 anos, natural de Bragança, sagrou-se campeã nacional no escalão Sub-21 pelo Projeto Voleibol Colégio Efanor. A equipa de Matosinhos jogou em casa e derrotou o Benfica na final, por 3-0, no domingo.
A Fase de Apuramento de Campeão decorreu no formato de Final Four, onde a vitória foi conseguida no derradeiro jogo em três sets, com os parciais de 25-16, 25-12 e 25-20.
A jovem brigantina refere que foi uma conquista muito especial. “É um sentimento inexplicável. Estou mesmo muito feliz. Ninguém imaginava, muito menos eu, porque há um ano estava no Clube Académico de Bragança e não pensava que ia conseguir ser campeã nacional, mesmo no Colégio Efanor não éramos favoritas. O Benfica, teoricamente, era mais forte que nós em todos os aspectos. Por isso, a conquista ainda soube melhor e em nossa casa perante os nossos adeptos, foi mesmo muito especial. Foi uma vitória muito clara. Sobretudo no segundo set, conseguimos contrariar todos aqueles que eram os pontos fortes do Benfica”, sublinha.
Antes de ingressar no Colégio Efanor, Filipa Pires esteve no Clube Académico de Bragança. A jogadora de voleibol brigantina diz que o nível competitivo é bastante diferente. “Uma realidade completamente diferente. Quando eu cheguei ao Colégio Efanor, logo no primeiro treino, foi um choque, porque o nível competitivo é mesmo diferente em relação àquilo que eu estava habituada. Foi muito difícil adaptar-me, mas depois lá consegui”, salienta.
Ao início frisa que foi difícil conciliar os estudos com o voleibol, mas agora já está habituada. “Foi das partes mais difíceis, porque foram muitas mudanças ao mesmo tempo. Fui para a faculdade, saí de casa e mudei de clube. Mas se nós quisermos verdadeiramente seguir o desporto e sabermos que é uma coisa essencial, nós conseguimos conciliar o tempo. Aliás, até é uma ajuda para conseguimos abstrair-nos daquilo que é a pressão da faculdade”, vinca.
A jornada do título começou, no sábado, onde nas meias-finais o Colégio Efanor venceu o Ala de Gondomar, por 3-1, garantindo o lugar na decisão final. Na outra partida, o SL Benfica derrotou, por 3-0, o Leixões SC/Mercainox.
Aos 19 anos, a transmontana Filipa Pires conquistou o título de Juniores B1 de Voleibol Feminino, no Pavilhão do Colégio Efanor, na Senhora da Hora, em Matosinhos. A brigantina esteve na vitória, por 3-0, na final frente às atletas do Sport Lisboa e Benfica.
Foto: Colégio Efanor