Bragança vai ter Centro de Memória da Presença Militar

PUB.

Qua, 17/08/2011 - 09:57


A memória do Batalhão de Infantaria 30, de Bragança, vai ser preservada. A zona do Forte de S. João de Deus vai contar com um Centro de Memória da Presença Militar.

O projecto vai ser desenvolvido a partir de um protocolo assinado segunda-feira entre o município de Bragança e o Exército Português, que prestará apoio técnico na montagem e na formação dos guias do futuro equipamento.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, a assinatura do protocolo pretende articular a actividade do Museu Militar de Bragança com o futuro Centro de Memória.

O Centro de Memória será alojado numa antiga construção militar e enquadra-se na reconversão urbanística do Forte de S. João de Deus.

“Vai existir a construção mais antiga do Forte S. João de Deus que será preservada como memória da presença militar em Bragança. Vai ainda persistir uma das casernas, a antiga messe de oficiais, que funcionará como mostra dos recursos da região”, explicou o autarca.

A representar o Estado-Maior do Exército esteve o major general Adelino Matos Coelho, que classifica o protocolo como um “reforço do relacionamento dos militares com o município de Bragança”.

Este centro de memória vai funcionar em colaboração com o Museu Militar instalado no castelo de Bragança.

Escrito por Brigantia