Bragança um dos distritos do país com mais casos de violência escolar

PUB.

Qua, 25/06/2008 - 08:20


 Bragança é o segundo distrito do país que regista maior número de casos de violência escolar por cada mil alunos. Os dados constam do Relatório de Segurança Interna de 2007, disponível no site do Ministério da Administração Interna, que aponta Bragança como um dos distritos do país com maior número de ocorrências de violência nas escolas.

 

Por cada mil alunos existem 3,23 ocorrências, em cerca de 20 mil alunos. A percentagem do total de casos é de 1,8%.

 

O tema da violência escolar é cada vez mais debatido, sendo que o fenómeno é hoje conhecido por Bullying (actos de violência psicológica ou física entre alunos, em que na maioria das vezes a vítima não tem capacidade para se defender).

 

A Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança já viveu um caso de violência escolar. Uma discussão entre duas alunas de 16 e 17 anos acabou mal para uma das intervenientes, que teve de receber tratamento hospitalar.

 

A situação aconteceu em Outubro do ano passado e é aqui recordada por Carlos Fernandes, vice-presidente do conselho executivo da escola. “As duas alunas provocaram-se mutuamente e depois uma agrediu a outra com um soco e depois, a aluna agredida ficou um bocadinho maltratada e teve que ir ao hospital”, relembra Carlos Fernandes explicando que aluna agredida “ficou com um vermelhão e uma nódoa negra debaixo do olho, foi encaminhada para o hospital”. “Houve uma participação do auxiliar que assistiu aos factos e daquela resultou um processo disciplinar interno, e depois foram apurados os factos e castigados os culpados”, garante o vice-presidente do conselho executivo da escola.

 

Contudo, Carlos Fernandes não tem dúvidas de que se tratou de um caso pontual. “Tudo aquilo que nós temos são situações pontuais, nós aqui no Interior parece-me a mim que as escolas não têm desse tipo de situações, parece-me que nas nossas escolas nós não sofremos desse mal para já”, defende Carlos Fernandes afirmando que “logicamente que os alunos provocam-se mutuamente, se essas situações ocorrerem dentro do espaço escolar a escola tem meios para resolver esses casos”.

 

Para reconhecer e avaliar o problema do bullying, a Sub-região de Saúde de Bragança está a realizar um inquérito nas escolas do distrito do qual ainda não são conhecidas as conclusões.