Seg, 19/12/2016 - 11:06
O Brigadeiro General Xavier de Sousa, comandante de brigada de intervenção do exército Português, explicou que a cidade foi escolhida por ser um local com importância histórica no que diz respeito à presença militar.
“Bragança é uma cidade histórica e que muito diz no exército, tivemos aqui unidades, regimentos de cavalaria e de infantaria. E a aproximação do exército à população é um desiderato que o exército determina. Queremos fazer sentir que estamos em Bragança como etamos ao longo de toda a fronteira”, referiu.
Há mais de 10 anos que esta cerimónia não se realizava fora da cidade de Chaves e para o presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, esta foi uma forma de reviver os tempos da presença militar na cidade.
“Bragança teve presença militar durante muitos anos e entretanto entendemos que poderia ser uma forma interessante de reviver esse momentos trazendo aqui um juramento de bandeira, fazendo com que os nossos concidadãos que tiveram a oportunidade de servir o país pudessem ter um momento de alegria e de reviver esses momentos”, afirmou no final da cerimónia.
A parada militar trouxe de novo, na passada sexta-feira, a presença do exército a Bragança, cerca de 4 décadas depois de deixar a cidade. E foram muitos os que apesar da chuva quiseram assistir a esta cerimónia de juramento de bandeiras que decorreu na praça do município, bem próximo do forte de São João de Deus. Escrito por Brigantia.