PUB.

Bragança gemina-se com Bragança do Pará

PUB.

Sex, 20/02/2009 - 08:13


Há um oceano a separá-las mas a cidade de Bragança, em Portugal, e a cidade brasileira de Bragança, no estado do Pará, em plena Amazónia, estão mais unidas. Os dois municípios estão a promover a geminação entre as duas cidades com o mesmo nome.  

Uma fica no Nordeste Transmontano e outra no Nordeste do Pará.

A distância é muita e as diferenças também.

Mesmo assim, a Bragança portuguesa e a Bragança brasileira querem unir esforços e promover a cooperação em diversas áreas.

 

“Temos um desafio muito grande que é a questão do saneamento básico e a recolha de lixo e esta cooperação vai fazer com que possamos aprender com os portugueses” afirma o prefeito de Bragança do Pará.

 

Edson Oliveira vê também esta geminação com a capital do nordeste transmontano como uma boa oportunidade para promover o turismo no seu município. “Lá nós temos um turismo mais religioso e quando há festividades a população quase duplica por isso nós queremos explorar mais o turismo durante o Verão” afirma.

 

Já Jorge Nunes avança uma parceria na área da educação entre as duas cidades. “A Universidade do Estado do Pará está empenhada em estabelecer um protocolo com o IPB mas eles podem aprender muito connosco na área do saneamento básico, abastecimento público e organização de serviços” refere o presidente da câmara de Bragança.

 

A comitiva vinda do país irmão vai ficar pela capital de distrito até domingo.

Bragança do Pará tem uma população de 100 mil habitantes e é uma das mais antigas do estado brasileiro do Pará.

Escrito por Brigantia