Bragança garante transporte gratuito aos alunos do ensino obrigatório

PUB.

Ter, 18/09/2018 - 10:31


O município de Bragança vai conceder gratuitamente o passe escolar a todos os alunos do ensino obrigatório residentes no concelho. 

A decisão foi tomada em reunião de câmara, e vai favorecer os alunos que frequentam as escolas do concelho a mais de três ou quatro quilómetros, como esclareceu o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias.

“É evidente que esta garantia passa pelo transporte gratuito aos alunos que frequentem as escolas do concelho que habitem a mais de 3 ou 4 quilómetros. Neste momento esta medida abrange 310 alunos”, adiantou Hernâni Dias.

O presidente acredita que esta é uma medida bastante positiva, que se traduz pelo direito à igualdade de oportunidades e ao acesso à educação.

“Estamos perfeitamente convencidos que esta é uma medida muito positiva que pretende apoiar e tornar efectivo o comprimento do dever do ensino obrigatório até ao 12º ano, contribuindo para que todos possam usufruir das mesmas oportunidades”, acrescentou o presidente da câmara de Bragança.

A autarquia de Bragança não é a única a apostar na educação. Por Vinhais, além do transporte escolar no concelho ser gratuito para os alunos, desde o pré-escolar ao 12º ano, a autarquia ofereceu os manuais aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, bem como os livros de fichas a todos os alunos do 1º e 2º ciclo de Ensino Básico, segundo explicou o presidente da câmara, Luís Fernandes.

“Sim oferecemos os livros e começaram a ser distribuídos. A maior parte das famílias já levantaram os livros até ao 12º ano. Portanto, este é mais um investimento no apoio à educação, no valor de 30 mil euros, que é importante para as famílias deste concelho”, referiu Luís Fernandes.

Em Vinhais, este é um investimento de 30 mil euros. No total, entre transportes, manuais e refeições gratuitas, o município investe 1 milhão de euros nesta área.

Escrito por Brigantia 
Foto: Câmara Municipal de Bragança 

Jornalista: 
Carina Alves