Bragança acolhe campanha para aumentar a recolha selectiva de lixo

PUB.

Sex, 20/07/2018 - 09:24


Vai ser construído, no distrito de Bragança, um novo centro de triagem, no valor de dois milhões de euros. 

Vão também ser criados projectos para a recolha selectiva porta-a-porta dos estabelecimentos comerciais e adquiridos veículos de recolha selectiva, ecopontos e compostores. Quem desejar vai, por exemplo, receber um dos 700 compostores disponíveis para o lixo orgânico e será criado um comunitário. Isto faz parte de duas das quatro campanhas apresentadas pela Resíduos do Nordeste à POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos). Uma delas, "Educar para uma Economia Circular", já foi apresentada em Bragança e foca-se em acções de sensibilização para que as pessoas possam aprender a reciclar mais e separar melhor os resíduos, como explica o director geral da Resíduos do Nordeste, Paulo Praça.

“As pessoas vão poder inscrever-se em iniciativas de compostagem doméstica e receber um compostor. Esta iniciativa apela também a um despertar para o uso de copos reutilizáveis e outras medidas” evidencia o director geral da Resíduos do Nordeste.

Manuela Matos, Vogal da Comissão Directiva da POSEUR, ressalva a área da valorização dos resíduos urbanos: “consta de acções de sensibilização para que as pessoas possam aprender a reciclar mais e a separar melhor os resíduos”.

O presidente do Conselho de Administração da Resíduos do Nordeste e da câmara brigantina, Hernâni Dias explica que as metas são ambiciosas mas que a sensibilização da comunidade é importante.

“As metas também nos obrigam a um caminho para ter maior capacidade de separação do lixo. As metas são ambiciosas e estão afixadas em 42 quilos por habitante, por ano. Um valor que é quase impossível, mas que tentámos percorrer”, disse Hernâni Dias.

A campanha implica um investimento total de quase 167 mil euros mas nas quatro candidaturas há um financiamento de quase 4 milhões. Duas vão actuar ao nível da recolha selectiva e as outras têm como objectivo a prevenção e minimização de resíduos através da sensibilização. Vão ser ainda instalados cerca de 300 novos ecopontos no território da Resíduos do Nordeste.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves