Bombeiros de Bragança investem na melhoria do quartel e em viaturas

PUB.

Seg, 11/12/2017 - 10:58


As instalações do quartel dos bombeiros de Bragança vão ter obras já em 2018.

A garantia foi deixada pelo presidente da direcção, Rui Correia, que garante que a situação financeira da instituição é estável e que é possível avançar com obras no valor de 150 mil euros mesmo sem apoios comunitários.
“ Precisávamos de obras de fundo no quartel, substituir toda a parte do telhado, que é amianto. Precisávamos de a substituir e vamos fazê-lo já no próximo ano, mesmo sem apoios comunitários, estávamos à espera que houvesse alguma candidatura, para podermos fazer isso, mas uma vez que está atrasado, e nós temos este problema, vamos avançar pois temos condições para o fazer. Há outras obras que também vamos realizar, dentro do quartel, torna-lo mais prático. Temos orçamentado cerca de 150 mil euros para obras, mas tamos a pensar substituir as partes que não têm placa e estão em contacto com o ar.”
No sábado os bombeiros apresentaram uma nova ambulância na frota, comprada exclusivamente com fundos da corporação, no valor de 50 mil euros.
Esperam agora por um veículo de combate a incêndios florestais que também faz falta a esta corporação, com chegada prevista para Maio. Esta aquisição inicialmente iria ser comparticipada em mais de 80%, por fundos comunitários, uma verba que caiu para cerca de 50 %. Esta situação surpreendeu a direcção, que, segundo Rui Correia, vai ter de “pedinchar” para fazer face a este investimento.
A corporação de bombeiros de Bragança conta com cerca de 45 operacionais e é uma instituição que Rui Correia, garante que tem vindo a crescer em número e eficiência.
“Em termos profissionais vamos tendo sempre gente. Estamos sempre a precisar de profissionais novos, temos cerca de 45 profissionais entre motoristas, bombeiros de apoio ao aeródromo, operadores de central. Temos 45 funcionários e estamos a crescer. Claro que a maioria destes funcionários, são bombeiros voluntários também e fazem serviço de voluntariado e também de profissionais.”
Declarações de Rui Correia, no âmbito das comemorações do dia da padroeira dos bombeiros, que se assinalou,  no sábado em Bragança. Um dia que contou com a tradicional cerimónia de formatura, imposição de medalhas e colocação de flores na rotunda do Monumento ao Bombeiro, na presença das entidades da cidade. Seguiu-se a missa na catedral e o desfile, pelas ruas da cidade, da frota automóvel existente na corporação.