PUB.

Bombeiros de Bragança e Izeda não vão receber donativo da autarquia resultante das receitas do Terra Natal e Sonhos

PUB.

Seg, 25/11/2019 - 09:54


As Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda já não vão receber o donativo da câmara de Bragança resultante das receitas que vão ser obtidas, este ano, da pista de gelo, inserida no programa da Terra Natal e de Sonhos.

“Neste momento isso não é possível, fruto do resultado de uma auditoria do Tribunal de Contas que indicou que esse não era o procedimento correcto. Sendo o município uma entidade respeitadora estamos, exactamente, a dar cumprimento a essa situação. Para os bombeiros de Bragança e de Izeda era uma receita considerável que andaria na ordem dos 18 mil euros”, explico o autarca, Hernâni Dias.

No dia 1 de Dezembro as luzes acendem-se e a magia do Natal enche as Praças Camões e da Sé em Bragança. Estará dado o ponto de partida para a sexta edição de um dos eventos que mais atrai visitantes à capital do distrito: a Terra Natal e de Sonhos. Pista de gelo, casa do pai natal, concertos e exposições não vão faltar. Este ano, os comerciantes mostram-se também mais entusiasmados em dar o contributo para a dinamização do evento.

“Neste momento a ACISB tem o papel mais importante neste processo, também com o empenho dos comerciantes e dos empresários. Este ano, por exemplo já temos 120 inscritos, o ano passado tivemos 100, isso significa que há cada vez mais pessoa a aderir a esta iniciativa e isso mostra que as pessoas se revêem no evento e querem dar o seu contributo para que ele possa crescer”, disse.

O programa Terra Natal e de Sonhos tem ainda duas actividades solidárias: “Natal a Pedalar Solidário” e o “Trail Nocturno Solidário”. Uma atracção não só para os atletas como também para os mais curiosos que visitam a cidade brigantina e influenciam a economia da região.

“Parte da hotelaria, da restauração e do comércio em geral beneficia mais, mas eu acredito, que de forma genérica tem impacto não só nesses agentes, mas também que toda a cadeia que é criada e que existe à volta do evento, sai beneficiada com a organização do “Bragança, Terra Natal e de Sonhos””, afirmou o presidente da câmara.

Bragança, Terra Natal e de Sonhos começa no dia 1 de Dezembro e termina a 6 de Janeiro. O evento contou com um investimento de 185 mil euros, um valor idêntico ao dos anos anteriores.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais