Bispo reúne-se com padres para reorganizar diocese

PUB.

Ter, 18/10/2011 - 09:23


A reorganização da Diocese Bragança- Miranda é a prioridade do novo bispo D. José Cordeiro no início do seu mandato episcopal. Ontem o bispo reuniu com o Clero para traçar as metas para o futuro.  

O porta-voz da Assembleia do Clero, Calado Rodrigues, comunicou aos jornalistas que a reorganização dos serviços e a aposta na formação de párocos e leigos são as principais preocupações do novo bispo.“As prioridades para o futuro da Diocese são antes de mais a reorganização, tanto da Diocese, dos seus serviços centrais, como também a reorganização das paróquias e da pastoral paroquial. E também sentiram muito a necessidade de uma uniformização de critérios pastorais, administrativos, disciplinares e económicos. Uma segunda preocupação comum foi a da formação do clero, a inicial e a contínua de todo o clero, e também a formação dos leigos nos diferentes sectores da vida da Igreja”, realça Calado Rodrigues. A reorganização da Diocese tem como missão resolver alguns problemas relacionados com o envelhecimento dos padres. No entanto, Calado Rodrigues garante que vão ser mantidas todas as paróquias. Já a colocação de párocos deverá ser mais criteriosa.“Há problemas externos, que é a questão do envelhecimento, a questão do despovoamento, e há problemas internos também de envelhecimento do Clero, a escassez de padres, que se calhar não é pouco, exige é a tal reorganização, para que menos clero garanta a assistência às comunidades paroquiais”, realça o pároco.

D. José Cordeiro esteve reunido com 72 dos 87 sacerdotes da Diocese para traçar as linhas de orientação para dar resposta aos actuais problemas do Clero e da comunidade.

Escrito por Brigantia