Azimute trocou tampas por material ortopédico

PUB.

Seg, 11/01/2010 - 09:15


A recolha de tampas de plástico continua a dar material ortopédico a quem mais precisa. A AZIMUTE, Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente, em Bragança, acaba de entregar mais três cadeiras de rodas e uma cama articulada, resultantes da recolha das tampas. 

Desde Setembro de 2005, esta associação já recolheu dez toneladas de tampas plásticas para trocar por material ortopédico.

“Todos os anos temos feito a entrega de material ortopédico. Esta é a terceira entrega estruturada que fazemos” refere João Cameira, da AZIMUTE, revelando que as campanhas até agora realizadas “já nos permitiu entregar dez mil quilos de tampas e material ortopédico no valor de seis mil euros”.

João Cameira explica que a troca das tampas de plástico por material ortopédico só é possível graças a “um protocolo que temos com a associação Tampa Amiga, que nos permitiu entregar este material num centro de recolha autorizado que, mediante a cotação mensal do plástico, em vez de nos dar dinheiro, dá-nos crédito em instituições de material ortopédico”.

O material agora distribuído “tem o valor de 1300 euros” e para tal “entregámos cerca de dois mil quilos de tampas” sendo que “cada mil quilos de tampas dá cerca de 600 euros de material ortopédico.”

 

A última entrega beneficiou um particular de Mogadouro, a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, o Lar de Carção em Vimioso e a APADI, Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual de Bragança (APADI).

Celina Mesquita, da APADI, salienta que esta iniciativa “é muito importante. Além do material ser absolutamente necessário, porque temos muitos acamados”, sublinha. “É dinheiro que não gastamos e, para estas instituições, toda a ajuda é boa.”

 

As tampas são recolhidas em vários pontos espalhados pela cidade de Bragança e são encaminhados para um centro de reciclagem em Lousada.

Escrito por Brigantia