Avião da Aeronorte só pode aterrar em Vila Real com 14 passageiros

PUB.

Qui, 24/04/2008 - 15:58


A pista do aeródromo de Vila Real vai condicionar o número de lugares no novo avião que vai assegurar a carreira área regional Bragança/Vila Real Lisboa. A aeronave foi hoje apresentada e já fez um voo de demonstração. Tem capacidade para 19 lugares mas, a Aeronorte prescindiu de dois lugares para instalar uma casa de banho.

Ainda assim só podem ser transportados 14 passageiros em cada viagem. “É uma pista curta e só podemos aterrar com 14 passageiros, na de Bragança podíamos descolar com os 17” refere José Ribeiro, presidente do conselho de administração da Aeronorte.

Para já ainda não há qualquer previsão sobre a data em que a ligação vai ser retomada.

José Ribeiro garante que o avião já está certificado mas ainda faltam algumas formalidades que devem estar concluídas em breve. “A rota irá começar nos próximos dias mas ainda não tenho indicação” afirma. “Estamos a tentar que seja o mais rápido possível para iniciar mas ainda falta cumprir algumas normas” acrescenta.

A Aeronorte vai garantir a carreira aérea regional durante seis meses até à conclusão do novo concurso público de adjudicação.

Com esta linha a empresa criou sete postos de trabalho e promete criar mais 14 com a instalação de um hangar no aeródromo de Bragança para manutenção de aeronaves e apoio às rotas efectuadas pela da Aeronorte. “Já fomos autorizados a fazer a construção, só estamos à espera de um orçamento mas no próximo mês já deve iniciar-se”.

A operadora também quer efectuar viagens de Bragança para o estrangeiro, mas ainda vão ser sujeitas a um estudo de mercado.

Ainda assim José Ribeiro admite fazer viagens já no próximo verão, “uma experiência como esta de hoje” com um avião de 50 a 80 lugares.

As viagens da carreira aérea regional vão poder ser marcadas através da Internet.

Quanto ao avião de substituição, ele ainda não existe, mas deverá estar disponível em breve.