Autarcas do distrito de Bragança exigem regresso da isolamento obrigatório para quem vem do estrangeiro

PUB.

Qua, 01/04/2020 - 10:20


Os presidentes das câmaras do distrito de Bragança exigem que seja implementada outra vez a obrigatoriedade de isolamento profiláctico para quem venha do estrangeiro.

Os autarcas contestam a decisão da Direcção-Geral de Saúde de suspender a medida que havia sido decidida pela Administração Regional de Saúde do Norte. Em comunicado, os 12 autarcas alertam que a decisão “contraria todas as medidas e recomendações implementadas pela Comissão Distrital de Protecção Civil de Bragança” com vista “ao combate à Covid-19 e à protecção dos cidadãos mais vulneráveis e grupos de risco, entre os quais os idosos”. 

Os presidentes das câmaras salientam que, com a aproximação da Páscoa, vai registar-se “um elevado fluxo por parte da comunidade emigrante” que poderá colocar “em risco todos os residentes”, já que, poderá originar “cadeias de contágio”, que, por sua vez, pode “levar à mortalidade de grupos de risco, como é o caso das pessoas mais velhas”.

Os autarcas exigem “a manutenção das medidas de obrigatoriedade de isolamento profiláctico por quarentena, dos cidadãos provenientes do estrangeiro, independente da nacionalidade e do país de origem, bem como de outras regiões do país para o distrito e para a região”, reclamando também o seu “controlo sanitário”.

Também querem que as forças de segurança notifiquem os abrangidos pela medida de que a violação da obrigação de confinamento obrigatório “constitui crime de desobediência”.

Os autarcas deram conhecimento destas exigências ao Presidente da República, ao Governo e Direcção-Geral da Saúde, entre outros organismos. Escrito por Rádio Ansiães (CIR).