PUB.

Autarca de Miranda do Douro defende ensino de mirandês nas escolas

PUB.

Sex, 22/02/2008 - 10:26


Era importante que o ensino do mirandês nas escolas fosse obrigatório. Esta foi a ideia defendida pelo presidente da Câmara de Miranda do Douro no dia internacional da língua materna.

“É pena que esta língua em vez de ser de opção não seja obrigatória”, lamenta Manuel Rodrigo. “ É preciso também incutir nos pais, na família, o falar o mirandês também nas suas casas”, acrescenta o autarca.

Para além disso, Manuel Rodrigo criticou ainda o papel do ministério da educação no ensino do mirandês nas escolas do município. “ Era importante que o ministério decidisse de uma vez por todas lançar manuais escolares também de língua mirandesa”, afirma o presidente de Câmara. “Não há manuais de língua mirandesa, têm sido os professores a improvisar aquilo que ensinam aos seus alunos, é importante que o ministério trate o mirandês como segunda língua oficial de Portugal”, refere Manuel Rodrigo.

 Recados deixados no dia em que se assinalou o dia internacional da língua materna e em que foi dado a conhecer o primeiro dicionário ilustrado de mirandês.