Autarca de Bragança exige manutenção do helicóptero em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Sex, 29/06/2012 - 19:33


 O presidente da Câmara de Bragança exige ao Governo a reavaliação do posicionamento dos helicópteros do INEM. 

O ministro da Saúde já anunciou a saída do meio aéreo de Macedo de Cavaleiros. O que está previsto é a colocação de um meio aéreo em Vila Real, para servir toda a região Norte.
Jorge Nunes não concorda com esta medida e sublinha que o que está em causa é a vida das populações do Nordeste Transmontano.
“A proposta ao aproximar o meio aéreo do litoral deixa a população do distrito menos bem servida. O meio de evacuação aérea só tem razão de ser se estiver próximo das populações mais afastadas”, realça Jorge Nunes.
Perante as medidas do Governo Jorge Nunes diz mesmo que o distrito de Bragança tem que se virar para Espanha. O autarca não tem dúvidas de que no futuro é preciso apostar mais na cooperação transfronteiriça em várias áreas.
“Há áreas de serviço em que a tendência é articular serviços transfronteiriços através da cooperação”, defende Jorge Nunes, acrescentando que “vai ser necessário aproveitar meios dos dois lados da fronteira”.
O município de Bragança vai ainda fazer chegar a sua posição contra a saída do helicóptero do distrito aos ministros da Saúde e da Administração Interna.