Atenor contrata enfermeiras para cuidados gratuitos ao domicílio

PUB.

Ter, 29/05/2012 - 10:11


Duas jovens enfermeiras abraçam um projecto de cuidados na comunidade, na freguesia de Atenor (Miranda do Douro), para contrariarem o desemprego. A Junta de Freguesia acarinhou o projecto para que todas as pessoas da freguesia tenham cuidados de saúde ao domicílio. 

Isabel Moreira e Tânia Dias são duas jovens enfermeiras que fintaram o desemprego com um projecto de prestação de cuidados na comunidade. Desde o passado mês de Março que as duas beirãs prestam cuidados de enfermagem nas aldeias de Atenor e na anexa de Teixeira, em Miranda do Douro.Isabel Moreira, natural da Mêda, no distrito da Guarda, diz que a distância não é problema e garante que o importante é conseguir trabalhar como enfermeira.“Estávamos desempregadas e então pensámos numa maneira de criar o nosso posto de trabalho. Era impensável ficarmos em casa, com contas para pagar ao fim do mês e a desaprender aquilo que já tínhamos aprendido”, conta Isabel Moreira.Actualmente, estão a ser acompanhados cerca de 50 idosos, numa freguesia onde residem cerca de 170 pessoas. A população mostra-se satisfeita com o trabalho das enfermeiras.O projecto está no terreno desde Março e ainda está em fase de implementação. Para que a população possa ter cuidados gratuitos, a Junta garante o alojamento das enfermeiras na aldeia e dá-lhe uma verba para alojamento e despesas. Para dar continuidade ao projecto, o presidente da Junta, Moisés Esteves, diz que a solução pode passar pela valorização dos terrenos dos idosos em troca de cuidados de Saúde.

Para gerir este projecto está em fase de criação a Associação Laços, para que seja possível efectuar candidaturas a programas de apoio.

Escrito por Brigantia