PUB.

Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa em crise

PUB.

Qua, 16/04/2008 - 08:53


A Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa está em risco de falir. Quem o diz é o responsável técnico da própria associação. O atraso no pagamento dos fundos do quadro comunitário de apoio relativos a 2007 está a causar o descontentamento dos produtores.

Segundo Fernando Sousa para além da demora do Estado em disponibilizar os fundos de apoio, as ajudas poderão vir a ser reduzidas em 50% relativamente aos valores do ano passado. “Está em risco de falir”, admite o responsável técnico da associação. “Corremos o risco do financiamento que estávamos a espera de receber não vir e dentro desse contexto não haver dinheiro para pagar as despesas que já decorrem desde o ano passado”, explica Fernando Sousa, que acrescenta que “se relativamente ao ano passado se reduzirem as verbas em 50% a generalidade das organizações e dos dirigentes que assumiram responsabilidades sobre as despesas efectuadas vaio enfrentar situações complicadas até a título pessoal”.

  

Para tentar solucionar temporariamente o problema, o agrupamento de produtores tem prestado algum apoio financeiro, mas para Fernando Sousa o futuro da associação é incerto. “Nós o futuro não antevemos, imaginamos que dependendo daquilo que o Estado estiver disposto a gastar as organizações terão que reestruturar os seu serviços”.

 

A Associação de Raças Autóctones Nacionais já expôs o problema ao Ministro da Agricultura. O responsável técnico da associação espera que a situação seja resolvida o mais brevemente possível. “A Associação de Raças Autóctones Nacionais tem estado em contacto directo com o senhor ministro, com o senhor secretário de Estado e com alguns deputados”, diz Fernando Sousa que garante que “esse assunto está a ser analisado por parte da administração”. “Deseja-se que se clarifique o mais rápido possível”, sublinha.

A Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa tem 596 criadores a nível nacional e cerca de 510 na região transmontana.