Associação alerta apicultores para praga de vespas asiáticas

PUB.

Seg, 14/10/2013 - 10:16


A Associação dos Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional (AAPNDI) alertou, ontem, os produtores para uma praga de vespas asiáticas que entrou em Portugal e já foi avistada em Vila Real.

Esta vespa se não for erradicada pode mesmo por em causa a actividade apícola, pois é altamente venenosa. “ É uma vespa asiática que foi introduzida num porto em França e foi-se espalhando aqui pelo sul da Europa, por Espanha e Norte de Portugal e está a afectar muito os apicultores e por isso temos que alertá-los para a existência e para a eliminação desta praga”, explica o técnico da Associação, Vítor Ferreira.

Este responsável esclarece, ainda, que as pessoas que encontrem os ninhos destas vespas devem alertar as autoridades. “ A Protecção Civil já avisou as populações que virem esses ninhos devem contactar a Protecção Civil ou Bombeiros ou até algum apicultor para destruir o ninho. Elas se forem obstadas podem reagir e têm ferrão e veneno e podem picar”, acrescenta.

As vespas asiáticas distinguem-se das outras pelo seu tamanho, que é bastante maior.

O alerta foi deixado, ontem, durante a palestra “Fomento da Actividade Apícola”, organizada pela Associação dos Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional, e inserida na Feira dos Gorazes em Mogadouro.

Escrito por Brigantia