“Arranjem um primeiro-ministro transmontano”

PUB.

Seg, 18/02/2008 - 10:18


“Arranjem um primeiro-ministro transmontano”. Foi a dica deixada por Marcelo Rebelo de Sousa no I Curso de Direito e Interioridade, que decorreu este fim-de-semana em Bragança. 

O professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa defende ainda a criação de um fundo de compensação para o interior, como uma das formas de resolver os problemas das populações do interior do país.

Para Marcelo Rebelo de Sousa seria uma medida vantajosa para a região de Trás-os-Montes, “um fundo para o interior é importante, desde que depois haja a consideração de que não são iguais as situações nos vários interiores”.

 

Marcelo Rebelo de Sousa alertou ainda para o facto de o governo tencionar encerrar cursos com menos de 20 alunos.

Para o professor, as instituições de ensino superior do interior podem vir a ser as grandes prejudicadas. “Atenção porque uma lógica meramente de macro, vista de cima, gerir os recursos, fechando os cursos com poucos alunos, porque não há meios para mais, pode ter como consequência haver o sacrifício de centros universitários e politécnicos do interior”, alerta o professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

 

No final deste I curso de Direito e Interioridade, Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Bragança, anunciou que esta iniciativa é para repetir. “A perspectiva é continuar este curso com a faculdade de Direito, aqui em Bragança, manter a pareceria e alargá-la, na medida do possível, garante o autarca.”

 

Este evento contou ainda com a participação de nomes como Jorge Miranda, Costa Andrade, Adriano Moreira, Vera Cruz e Duarte Paz Ferreira.