Aprendizagem em Freixo de Espada à Cinta já se faz com tecnologia de ponta

PUB.

Ter, 14/12/2021 - 08:54


Os alunos de Escolas Guerra Junqueiro, em Freixo de Espada à Cinta, vão começar a ter algumas aulas com recurso a vários equipamentos tecnológicos de última geração

A ideia é revolucionar a maneira como lhes são transmitidos alguns conhecimentos.

Acaba assim de ser inaugurada uma sala, onde não falta material inovador, nomeadamente quadros interactivos e óculos de realidade virtual e aumentada. Uma forma de desenvolver múltiplas competências.

“Este espaço surgiu também de uma necessidade que o agrupamento tem em criar um ambiente específico de aprendizagens que nós lhe chamamos uma sala TTL. É um espaço renovado, com equipamento de última geração e no fundo é para proporcionar um ambiente educativo inovador”, explicou Albertina Parra, directora do agrupamento.

Este espaço de aprendizagem foi organizado a pensar no desenvolvimento de competências do século XXI e será utilizado por todos os alunos do agrupamento escolar, de qualquer unidade curricular.

“Por exemplo, o primeiro ciclo, o professor terá que ter pelo menos quatro aulas por mês naquela sala. É da competência do professor ver que conteúdos vai trabalhar naquelas quatro aulas, que tem que obrigatoriamente que estar naquele espaço, utilizar aqueles equipamentos, pode ser no Português, na Matemática ou no Estudo do Meio”, acrescentou a directora.

Esta sala de tecnologias está também equipada com mobiliário reconfigurável e dinâmico, que permite múltiplos ambientes de aprendizagem num mesmo espaço. A criação da sala foi possível através de uma candidatura ao NORTE 2020, que pode ser feita por qualquer agrupamento que integre um Território Educativo de Intervenção Prioritária, como é o caso do de Freixo.

O agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro integra um Território Educativo de Intervenção Prioritária, cujo lema é Agir e Inter@gir para a Mudança e Inovação Pedagógica.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Carina Alves