Seg, 25/05/2009 - 09:07
O concurso público para a adjudicação da obra deverá ser lançado entre 15 e 30 de Junho.
Vão ser investidos dois milhões de euros para repavimentar, corrigir algumas curvas, colocar nova sinalética e estruturas para escoar a água em 27 quilómetros de extensão desde a cidade de Bragança à aldeia de Dine, já no concelho de Vinhais.
O anúncio foi feito na Mofreita pelo próprio Governador Civil.
“É uma estrada que realmente precisa de ser requalificada porque não tem condições para circular” afirma Jorge Gomes, lembrando que “é uma estrada que já poderia estar requalificada, ninguém o quis fazer, mas eu achei que sim e o Governo entendeu que eu tinha razões e a obra vai ser feita”.
O Movimento Cívico de Utentes da EN308-3, manifesta-se surpreendido com a rapidez da resolução do problema.
Carlos Fernandes, admite que perante esta situação o boicote prometido às eleições vai ser levantado, mas deixa algumas reservas.
“Vou reunir com os restantes elementos do movimento e vou propor que não haja boicote às eleições do Parlamento Europeu pois se as etapas que foram referidas não se concretizarem, no final do Verão conversamos” refere. Por outro lado, avisa que os cartazes de protesto que foram colocados ao longo da estrada “só serão retirados no dia em que as obras começarem”.
O presidente junta da Mofreita, Mário Gonçalves, salienta que valeu a pena lutar. “Estou satisfeito porque era uma pretensão das populações e não houve ninguém até agora que se dignasse interferir no sentido de melhorar as condições da estrada”.
Apesar da requalificação anunciada, as pontes não vão para já ser intervencionadas.
Algo que preocupa o autarca do Parâmio pois na sua freguesia encontra-se uma estrutura destas que segundo ele “é a pior de todas as quatro, é bastante antiga e muito estreita e até os autocarros fazem ali manobras bastantes perigosas para a passar” refere. Ainda assim Manuel João Fernandes confia que “o alargamento vai ser feito, pois não tem muito interesse reparar a estrada e deixar as pontes naquele estado”.
A requalificação da EN308-3 deverá arrancar em Setembro.
Escrito por Brigantia