Antigos andaram pelo Tâmega e Barroso

PUB.

Qua, 04/02/2009 - 11:38


A Delegação de Chaves do Nordeste Automóvel Clube, foi responsável pelo arranque dos eventos do clube para 2009. E o Iº Passeio de Automóveis Antigos até teve a ajuda de S. Pedro.

De acordo calendário de actividades para o corrente ano, através da delegação em Chaves, e sobre a batuta da Direcção do Nordeste Automóvel Clube, realizou-se nos passados dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, o Iº Passeio de Automóveis Antigos a que a cidade dos Imperadores deu o nome. Como vem sendo habitual estiveram presentes participantes de Mogadouro, Vila Real, Porto, Bragança e agora também de Chaves.

 

Não se tendo cumprido, felizmente, a totalidade das notícias postas a circular pela Protecção Civil Nacional e Instituto de Meteorologia, o que teria posto em risco o passeio, foi com um lindo dia de sol que vinte e seis carros e quarenta e oito pessoas a bordo começaram por se concentrar no agradável e esplendoroso Hotel Rural Quinta de Samaiões em Chaves para entrega de documentação e degustação de um requintado pequeno almoço em que a maioria das iguarias são fabrico da casa e cujo paladar é o da região.

A saída para Montalegre deu-se por volta das 12h00 onde todos chegaram à hora marcada com a Dª Zulmira do Restaurante Nevada, restaurante onde os participantes se prepararam para os habituais “exercícios de talheres”. Começaram pelo levantamento do presunto, alheira e linguiça caseiros, seguidos da sopa de legumes e do recheadíssimo Cozido do Barroso, também este confeccionado com produtos produzidos pelos proprietários. Parabéns à equipa liderada pela Dª Zulmira. É para repetir e aconselhar vivamente a quem visite Montalegre.

Com o sol ainda como companheiro, mas com bastante frio, seguiram-se as visitas ao Castelo de Montalegre e Barragem dos Pisões.

Daqui, e pela EN 103 a caravana passou primeiro por Boticas e Praia de Vidago e pela EN 2 seguiu-se o caminho até Chaves de novo ao Hotel Rural Quinta de Samaiões para fazer Check in e repousar um pouco.

Cerca das 20h30 quem não quis levar automóvel para o jantar…aproveitou o serviço de transfer da quinta e no excelente ambiente da Adega do Faustino teve lugar o segundo “round” da etapa. Mais uma vez os produtos da região acompanharam os participantes com um cardápio também ele vivamente recomendado e a conhecer tão breve quanto possível. Parabéns a toda à equipa da Adega do Faustino, desta feita redobrados pois o proprietário cumpria 76 anos que comemorava juntamente com os familiares, também na adega.

Foi neste local que tiveram lugar os habituais discursos, o recém-eleito Presidente da Direcção José Luís Nogueiro, agradeceu a presença de todos, aproveitou também o momento para o agradecimento aos patrocinadores do evento, e deixou antever que mesmo fora do calendário já anunciado, outros passeios se podem vir a desenvolver com a Delegação em Chaves do NAC, tal o trabalho desenvolvido por todos os elementos que a compõe e tal a adesão dos flavienses proprietários de carros antigos e que disseram sim a esta chamada.

O Secretário da Direcção, Rodrigues da Silva, já anteriormente tinha salientado esta forte adesão e o facto de entre os participantes se ter podido contar com 3 casais jovens o que não era até agora habitual nos passeios do NAC. Também aqui Chaves a dar um bom exemplo.

Após a entrega das habituais lembranças seguiu-se um momento de diversão, desta feita com um animador local, mas que contou ainda com a colaboração do Dr. José Joaquim Rodrigues, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Nordeste Automóvel Clube, e recentemente elevado à categoria de Sócio Honorário pelo desempenho de 15 anos como Presidente da Direcção, que mais uma vez fez as delicias de todos com o seu modo muito próprio de tocar acordeão e interpretar algumas das canções que mais marcaram a sua juventude e a sua passagem pela Universidade de Salamanca.

Já a noite ia longa quando e agora sim, debaixo de chuva torrencial, se fez o regresso ao hotel, ou em carro próprio ou na viatura disponibilizada pela unidade hoteleira.

Para a manhã de Domingo e em virtude da incerteza do tempo que ira fazer foi alterado o programa. Os participantes iriam ficar pela visita à feira dos “Saberes e Sabores” a decorrer em Chaves e por mais uma visita à Classictâmega e à colecção de viaturas antigas propriedade de Ernesto e Rui Machado.

Quanto ao almoço, que teve lugar no restaurante da Quinta de Samaiões, uma autêntica iguaria de Imperadores a única recomendação a fazer e único comentário é não perder a oportunidade de rapidamente ali se deslocar. Pelas iguarias, simpatia do pessoal, decoração de todo o complexo e pela paisagem que envolve a quinta.

Estava assim terminado o primeiro evento do ano realizado pelo Nordeste automóvel Clube. Nota máxima para os participantes que arriscaram e estiveram presentes abordo das suas jóias e que puderam passear pelo Alto Tâmega e Barroso. Nota máxima também para toda a envolvente ligada ao passeio, delegação, patrocinadores, Câmara Municipal de Chaves e Secção de Trânsito da Policia de Segurança Pública na pessoa do Chefe Dias.

A promessa ficou feita e vamos voltar a estar em Chaves com os Automóveis Antigos ainda no decorrer deste ano.

Texto: Rodrigues da Silva

Fotos: Telmo Afonso e Manuel Torres