ANAFRE alerta para a instalação de terminais multibanco no país: em Vinhais há quem tenha que ir a Espanha levantar dinheiro

PUB.

Sex, 12/07/2024 - 08:18


No ano passado, em Vinhais já se aprovara uma moção contra a falta de terminais, que obriga a que várias pessoas tenham que percorrer diversos quilómetros para levantar dinheiro ou fazer pagamentos

Há quem tenha que percorrer vários quilómetros para levantar dinheiro ou para fazer um pagamento no multibanco. Em Vinhais, por exemplo, onde, no ano passado se aprovou uma moção pela falta de multibancos, há apenas seis caixas em todo o concelho, o que obriga a que as pessoas tenham que ir, muitas vezes, a Espanha.

A Associação Nacional de Freguesias alertou agora o ministro da Coesão Territorial para esta realidade e quer que o Governo cumpra o que se acordou com o anterior, ou seja, a instalação de 200 caixas, distribuídas pelas freguesias onde era mais necessário.

O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, espera que o Governo, de facto, arranje solução. “Eu não digo que faria falta um multibanco em cada freguesia mas fazia sentido que houvesse uma maior distribuição e que houvesse a possibilidade de as juntas de freguesia, em colaboração com as câmaras municipais, de colocar mais multibancos. Concordo com a reclamação da ANAFRE. Não faz sentido que o Banco de Portugal, que é do Estado, faça um estudo destes e, depois, não haja solução, por parte do Estado, é um contrassenso”.

As rendas exigidas pelos bancos e os custos de instalação deixam milhares de portugueses privados deste serviço. O presidente considera que devia haver ajuda em territórios como Vinhais. “Depois, as freguesias também têm que pagar rendas altíssimas se quiserem colocar os terminais. Tanto para as câmaras como para as juntas, não há condições financeiras para arcar com estes custos. Acho que devia haver, por parte do Estado e da instituição bancária, um apoio diferente para estes territórios, tendo até alguns custos, que não podem ser os montantes exorbitantes que são, hoje em dia”.

Em Portugal, sobretudo no Interior, mais de 40% das freguesias continua sem acesso a multibanco. O presidente da câmara de Vinhais lamenta que com as apenas seis caixas multibanco que há no concelho haja muita gente a ter que se deslocar a Espanha. “Há aqui muitas aldeias que ficam perto de Espanha e, por isso, fica mais fácil, para alguns, ir ao país vizinho. Os constrangimentos são enormes. Mesmo a nível económico, para o concelho, também há consequências porque as pessoas acabam por se deslocar a outros locais e fazem lá as suas compras, por exemplo”.

A Associação Nacional de Freguesias alertou o ministro da Coesão Territorial para esta realidade. Quer que sejam instaladas mais 200 caixas multibanco no país.

Segundo um estudo do Banco de Portugal, há 3091 freguesias no país sem uma única caixa multibanco. A grande maioria das falhas verifica-se no Interior, sobretudo nos distritos de Bragança, Vila Real e Beja.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves