PUB.

Alunos plantam árvores no Parque Natural de Montesinho

PUB.

Qui, 17/04/2008 - 08:02


500 Árvores foram plantadas ontem em pleno Parque Natural de Montesinho, numa área consumida pelos fogos florestais. Uma acção inserida numa iniciativa conjunta daquela área protegida com a Escola Secundária Abade de Baçal, em Bragança.  

Em Deilão, 42 alunos, de 10º ano, plantaram árvores e percorreram um percurso interpretativo observando a fauna e a flora local. No âmbito do plano de actividades extra-curriculares da disciplina de Biologia decidiu-se organizar uma acção de sensibilização que envolvesse a reflorestação de uma área ardida, como refere Sónia Rodrigues, professora responsável pela iniciativa. “Sobretudo sensibilizar os alunos para a conservação e protecção da natureza”. “São miúdos que hoje em dia passam muito tempo na cidade mas pouco contacto têm com a natureza, esta é uma forma de eles lidarem no campo com os aspectos relacionados com a natureza”, explica a professora.

As árvores plantadas na zona ardida correspondem a espécies autóctones da região, salienta Conceição Régua, técnica de educação ambiental no Parque Natural de Montesinho. “Preparamos o terreno com a junta de freguesia de Deilão, e o parque que arranjou as árvores que vão ser aqui plantadas, umas 500 árvores, são tudo árvores autóctones”, realça Sónia Rodrigues.

Os alunos apreciaram a actividade num dia de aulas diferente. “ É muito interessante porque aqui podemos ver como é que é a vida do campo e de onde é que vem toda a fruta, as pessoas da cidade só vêem a fruta e os legumes nos supermercados”, diz um dos alunos participantes.

 

Alunos da Escola Abade de Baçal a reflorestar uma área ardida do Parque Natural de Montesinho.