Alunos despedem-se de escola

PUB.

Qua, 13/06/2012 - 18:15


A Escola primária de Espinhosela, em Bragança, comorou hoje o final do ano lectivo, com um dia cheio de actividades. Um sentimento de alegria, a contrastar com a tristeza, por este poder ser o último ano em que a escola abre portas. 

Pais, alunos e professores marcaram presença nesta que poderá vir a ser última festa da escola.Aquele estabelecimento de ensino tem 9 alunos e por isso deverá encerrar no próximo ano lectivo.Se uns pais estão descontentes com a situação, outros dizem que estudar em Bragança será o melhor para as crianças.“Isto está mal. Eles estavam habituados aqui, e ir para outra escola diferente. Porque aqui ela sempre está acolhida e não temos aquela preocupação” refere Deolinda Fernandes, uma das mães, acrescentando que “vamos trabalhar e sabemos que ela está bem. Noutra escola temos de ter mais atenção”.“Eu acho muito bem. Os miúdos estão melhor em Bragança do que aqui. Têm outras condições que não têm aqui na aldeia. Convivem com mais pessoas, aqui nem têm onde fazer ginástica. Para comer tem de ser na sala de aula. Em Bragança é totalmente diferente”, afirma Paulo Rodrigues.O presidente da junta de Espinhosela acredita que o encerramento da escola vai contribuir para o despovoamento da aldeia.“É a perda de uma instituição que dinamizava bastante a aldeia. Porque apesar de serem poucos, eram muitos jovens nesta escola. Conviviam aqui ao lado com os idosos que frequentam o centro de dia” afirma Telmo Afonso. “Era um encontro diário de gerações, em que uns com o seu saber ensinavam os mais novos, e os mais novos, com a sua alegria motivavam os mais idosos. A aldeia fica mais pobre a partir deste ano”, acrescenta.Já a professora, Bárbara Padrão, vê o fecho da escola com sentimento de pena.“Sinto uma grande tristeza, porque é uma escola acessível a estes meninos das aldeias. São aldeias bastantes distantes, e se a escola encerra, eles têm que andar muitos mais quilómetros, levantar-se muito mais cedo e andar expostos a todos os perigos da deslocação de autocarro”.Música, dança, e muita animação marcaram este dia comemorativo do final do ano lectivo.

A vereadora da educação da câmara de Bragança, Fátima Fernandes esteve presente na festa, mas não quis pronunciar-se sobre o assunto, por ainda não estar oficializado.

Escrito por Brigantia