PUB.

Alunos de Gerontologia do IPB animam idosos do centro paroquial de Rebordãos

PUB.

Sex, 06/12/2019 - 10:12


O fado alegrou a manhã de ontem dos utentes do centro paroquial de Rebordãos. A ideia surgiu dos alunos e docentes do curso de Gerontologia do Instituto Politécnico de Bragança

Com palmas, sorrisos e até algumas lágrimas, por alguns momentos, a solidão desapareceu. "Gostei muito. O 'Xaile da Minha Mãe' emocionou-me muito, até me vieram as lágrimas", contou um utente. "Para nós era todas as quintas-feiras ou todos os dias", disse outro utente.

Segundo Francisca Dias, directora técnica do centro paroquial, este género de actividades devem repetir-se mais vezes, como forma de distracção, uma vez que a maior parte dos idosos de Rebordãos vivem sozinhos. "A maior parte deles vive sozinho, com familiares por perto, e nós temos a iniciativa de os trazer para aqui, fazendo actividades diferentes, para que os possamos juntar e tirar da solidão em que vivem diariamente".

O momento musical de fado não só foi uma mais-valia para os utentes como para os alunos de Gerontologia. A actividade teve ainda o objectivo de aproximar os estudantes da realidade que vão contactar em breve, explica Carlos Afonso, professor do IPB. "A gerontologia não é só feita de oratória e retórica, também é feita de contacto humano. É importante mobilizar este tipo de convívio. O que me fez fazer esta iniciativa é porque a gerontologia enfrenta os desafios de um ciência emergente e nada melhor que ir para terreno".

Os utentes do centro paroquial de Rebordãos receberam, ontem, os alunos de Gerontologia do IPB e a fadista Carla Silva que animou a manhã.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais