Alfândega da Fé vai ter comparticipação de 85 por cento para reabilitar a vila

PUB.

Qui, 12/05/2011 - 10:16


Apesar das dificuldades financeiras da câmara de Alfândega da Fé, a presidente da câmara garante que vai haver dinheiro para pagar a sua parte da requalificação urbana da vila. O projecto está orçado em dois milhões e meio de euros e é comparticipado pelo QREN em 85%.

Quando a candidatura foi apresentada, estava previsto que União Europeia apoiasse a iniciativa em 75%, mas o valor da comparticipação aumentou.

 

“Inicialmente a autarquia teria de cobrir 25%, mas agora a comparticipação dos fundos comunitários subiu mais 10% por isso já temos um esforço muito menor do município” refere a autarca, acrescentando que “a câmara também conseguiu fazer um empréstimo de 300 mil euros que não conta para o endividamento e que vai dar perfeitamente para nós cobrirmos a parte da autarquia neste projecto”. Para Berta Nunes, “isto vai-nos dar também uma folga para podermos continuar também a fazer outros investimentos que já estão candidatados e aprovados”.

 

Berta Nunes acrescenta que esta reabilitação urbana pretende transformar o centro da vila num espaço destinado mais a pessoas e bicicletas e menos para carros.

 

“Nós queremos promover uma vila saudável para que os peões também tenham mais espaço e também se comece a andar de bicicleta” refere. “Vamos reduzir a passagem dos carros. Algumas estradas agora têm dois sentidos, vão passar a ter só uma de forma que as pessoas possam ter espaços de lazer”.

 A par desta intervenção vai também ser requalificado o posto de turismo que se encontro degradado.

“Retirámos essa requalificação do plano de reabilitação urbana e colocou-se no projecto que foi candidatado pelo Turismo Porto e Norte e que tem a ver com a requalificação de todos os postos de turismo das câmaras que aderiram para lhes dar um layout semelhante” explica a autarca.

 A candidatura já está aprovada.

Aguarda-se agora pelo início das obras.

Escrito por Brigantia