PUB.

Aldeias de Bragança só têm autocarro uma vez por semana em Agosto

PUB.

Sex, 18/07/2008 - 10:50


  Algumas aldeias do concelho de Bragança vão ficar limitadas de transportes durante o próximo mês. Pela primeira vez, o município faz alterações nas linhas rurais durante Agosto. No entanto, a decisão não está a ser bem recebida.  

A mudança afecta três percursos: Bragança-Portelo, Bragança-Terroso e Bragança-Gondesende.

Ao todo são cerca de 20 aldeias que vão ficar limitadas de transporte, passando a ter autocarro disponível pela uma vez por semana.

 

O presidente da junta de freguesia de Castro de Avelãs é um dos que não concorda com esta medida da autarquia porque considera que vai criar transtornos à população, sobretudo para quem trabalha na cidade. “As pessoas que trabalham na cidade vão todos os dias de autocarro e não têm férias exclusivamente no mês de Agosto” afirma José Vicente, acrescentando que agora as pessoas “têm de arranjar alternativas indo à boleia ou de táxi que é muito mais caro”.

 

Quem também não concorda é o presidente da junta de freguesia de Espinhosela, por entender que os autocarros são necessários durante todo o ano. “Não posso concordar com esta medida porque há pessoas que vão para Bragança para o trabalho e os mais idosos vão pagar contas, a consultas, tratar de documentos e tanto pode ser á quarta, quinta ou sexta” afirma Hélder Martins.

 

O presidente da câmara de Bragança justifica esta alteração nas linhas rurais durante o mês de Agosto por causa das férias dos motoristas e da reduzida utilização que registam nesta altura do ano. “Por estarmos fora do período escolar a exigência de transporte não é tanta e esta situação permite-nos colocar alguns motoristas de férias para que possam estar disponíveis quando são mais necessários que é durante o período escolar” refere Jorge Nunes.

 

O autarca acrescenta que noutras linhas, como é o caso de Bragança-Pombares e Bragança-Macedo do Mato, já há muito tempo que se reduziram as viagens a um dia por semana. Uma medida que para Jorge Nunes funcionou e por isso aconselha as pessoas a organizar os seus afazeres na cidade concentrando-os num só dia. Esta medida “permite às pessoas que têm necessidade de se deslocar diariamente à cidade, organizar as suas consultas médicas para um determinado dia que podem aproveitar para fazer compras ou visitar familiares” explica.