Água mais barata para famílias carenciadas

PUB.

Qua, 04/12/2013 - 10:14


As famílias carenciadas vão pagar menos pela água em Bragança. A Câmara Municipal vai reduzir em 70 por cento a factura mensal de consumo de água, saneamento e resíduos sólidos para pessoas com baixos recursos.  

O presidente do município não tem dúvidas que em tempo de crise esta é uma ajuda importante para as famílias do concelho com mais dificuldades.
“Esta é uma medida que pretende ajudar as famílias mais carenciadas, reduzindo o tarifário sobre o valor mensal da factura da água, saneamento e dos resíduos sólidos urbanos. Entendemos que numa altura em que as famílias passam por mais dificuldades. Esta será uma forma de as ajudarmos, fazendo com que paguem menos num bem essencial que é a água. Permite às famílias que poupem quase a totalidade dos consumos, o valor que terão que suportar será muito baixo”, salienta o autarca.
Também os agregados familiares numerosos vão pagar menos pela água.
“As famílias com seis pessoas ou mais também vão ter um benefício. Vão ser apoiadas pelo alargamento do 2.º escalão de consumo. Isto é, não estarão logo a pagar directamente pelo 3.º escalão, mas alargaremos o 2.º escalão até ao limite de um máximo de 3 metros cúbicos mensais por cada pessoa do agregado familiar”, explica o edil.
O número de pessoas com facturas de água em atraso tem vindo a aumentar. E também por isso o município decidiu manter o preço da água no próximo ano.
“A própria Câmara Municipal entendendo que estamos numa época difícil decidiu não aumentar o valor actual que é praticado e não atendemos à recomendação da Entidade Reguladora dos Serviços de águas e dos Resíduos – ERSAR que os preços fossem actualizados em 0,8 por cento, mantendo o mesmo valor praticado em 2013”, garante Hernâni Dias.
A Câmara de Bragança a reduzir o preço da água para famílias carenciadas e a manter os preços para os restantes consumidores do concelho.

Escrito por Brigantia