Agrupamentos de Escolas de Bragança vão ser reestruturados

PUB.

Sex, 27/04/2012 - 11:46


  Torre da Princesa, Brigantia e Benquerença serão os três agrupamentos de escolas que, até ao final de Maio, deverão ser criados no concelho de Bragança.

A proposta partiu do grupo de estudo da Carta Educativa do concelho, foi apresentada à câmara municipal que a apresentou, por sua vez, à Direcção Regional de Educação (DREN), que deu o seu aval. Isso mesmo foi comunicado à autarquia e às escolas na semana passada, por uma delegação da DREN.Esta proposta prevê a aglutinação do agrupamento Paulo Quintela e do Emídio Garcia. Também o agrupamento Augusto Moreno se poderá fundir com o de Abade de Baçal (que inclui Izeda).O coordenador do grupo de estudo da Carta Educativa, Henrique Ferreira, explica ainda que em cima da mesa está também a criação de um terceiro agrupamento, que resulta da passagem do Centro Escolar de Santa Maria para a alçada da Escola Secundária Miguel Torga, que passa a ter também Segundo Ciclo. “O objectivo é transformar essas escolas num único agrupamento com sede na Escola Secundária Miguel Torga”.  A ideia deste agrupamento novo surge com o objectivo de dar vida à zona histórica da cidade de Bragança.“Propusemos três agrupamentos para cobrir  território da cidade de Bragança. A Escola Secundária Miguel Torga estava com alguns problemas de isolamento…” Henrique Ferreira acredita que há alunos suficientes no concelho para um terceiro agrupamento.“As projecções continuam a apontar para uma quebra das taxas de natalidade. Este processo tem de ser reequacionado no máximo em 10 anos ”.No entanto, apesar de ser criado um novo agrupamento, que começaria do zero, não deverá haver novo concurso de professores.“O Agrupamento Miguel tem excesso de professores, portanto não se poderá abrir novo concurso. Os professores terão que transitar de um agrupamento para o outro”, acrescentou.Na próxima segunda-feira a proposta será apresentada no Conselho Municipal da Educação, antes de ser aprovada na Assembleia Municipal. Até ao Verão este processo já deverá estar a decorrer no terreno.

Este será o assunto em destaque hoje, a partir das dez da manhã, no programa Estado da Região, aqui, na rádio Brigantia.

Escrito por Brigantia (CIR)