Aeromodelismo reuniu 50 participantes

PUB.

Seg, 10/09/2012 - 10:00


Bragança recebeu no fim-de-semana, pela 23ª vez, o Festival Internacional de Aeromodelismo. A organização esteve a cargo da Associação de Rádio Control de Bragança e contou com participantes de vários pontos do país e até da vizinha Espanha. 

A crise fez diminuir o número de participantes mas ainda assim 50 fizeram voar ou planar os pequenos aviões.
Pequenos, médios ou grandes, caros ou baratos, aviões e helicópteros em ponto pequeno fascinaram os mais curiosos que passaram pelo aeródromo de Bragança. As pequenas máquinas voadoras são de fabrico caseiro mas também há quem as compre em lojas apropriadas como explica Luís Silva da organização:

“As pessoas constroem os aparelhos. No meu caso faço-os em casa para mim e para colegas que me pedem mas grande pare das pessoas adquirem os kits em lojas e depois montam em casa”.

Os preços das aeronaves variam ente os 20 euros e os 10 mil. Em Bragança já houve duas lojas destinadas aos praticantes de aeromodelismo que acabaram por fechar portas.

O gosto pelo aeromodelismo é transmitido de pais para filhos. “Ia com o meu pai e ficava fascinado com os aviões a fazerem acrobacias”, referiu Pedro Maia oriundo da Maia.

No sábado registaram-se alguns incidentes, dois aviões e um helicóptero partiram, mas nada que prejudicasse o Festival Internacional de Aeromodelismo.
De referir que no distrito há cerca de 150 participantes da modalidade.

Escrito por Brigantia